domingo, 4 de novembro de 2012

Empadinhas três irmãs


Na sexta-feira eu fiz o empadão de Frango com creme de cebola e publiquei a receita para vocês. Mandei mandei um pedaço para minha irmã de 09 anos experimentar,ai ontem ela chega aqui de manhã cedo com um peito de frango e dois potinhos de extrato de tomate e com aquela carinha mais fofa do mundo me diz."Liu faz uma torta daquela para mim".  Impossível de resistir, todavia, eu estava estudando cheia de trabalhos e  coisas para fazer, já que tinha que ministrar aula mais tarde.  Infelizmente, perguntei se ela podia esperar para eu fazer a noite, pois, não teria como fazer naquele momento. Perguntei se poderia fazer empadinhas ao invés da torta para poder aproveitar o instante de fazermos isso juntas. E ela me espero até a noite,  cheguei cansada do trabalho. Mas, tinha que cumprir o acordo preparei a massa e criei este recheio com o que tinha em mãos.  E ai veio a parte melhor, fizemos as empadinhas juntas ela forrando as forminhas com massa e rindo do trabalho junto comigo. Que delicia de momento, depois chegou  minha outra irmã e juntas nos três fizemos de ma coisa simples. Um momento único para guardar na lembrança. Recomendo a vocês fazerem a receita e quem sabe dividir um momento como esse com alguém que você ama.Pois, ela saiu toda contente com as empadas recém saídas do forno mostrando pro meu pai e para sua mãe o que tínhamos feito juntas.  Na foto as empadinhas que sobraram  e lembrei de registrar o momento para dividir com vocês

Para a massa:

200 g de margarina
2 colher de sopa cheias de gordura vegetal (não tinha coloquei maionese) 
2 colher de sopa de creme de cebola
Cerca de 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 gemas
1 colher se sopa de água gelada


Em uma tigela, misture a gordura vegetal, a farinha de trigo, as gemas, a margarina e o creme de cebola. Trabalhe a massa até ficar homogênea e soltar das mãos. Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira envolvida num plástico filme. 
Dica: A massa não pode ter clara, pois evita que ela fique fofinha e quebradiça. Use uma margarina ou manteiga de boa qualidade.


Recheio de Frango:

1 colher de sopa de margarina
1/2 cebola ralada 
2 colheres de sopa de extrato de tomate 
2 colher de sopa de ketchup
1 peito de frango 
1/2 tablete de caldo de frango
2 colher de sopa de salsa desidratada ou picada
1/2 xícara de coentro 
Pimenta do reino moída a gosto
1 caixa de creme de leite
3 claras batidas em neve


Trate o peito de frango e faça furos com a ponta da faca para que o tempero se incorpore com mais facilidade. Bata a margarina, cebola, o extrato, o coentro, a cebolinha e o tablete caldo de frango no liquidificador. Numa panela leve o peito de frango para cozinhar juntamente com o tempero batido, acrescente uma xícara de água para que não resseque. Deixe cozinhar bem e retire do fogo para que esfrie. Passe o frango aos poucos pelo liquidificador ou multiprocessador para que ele fique bem moído. Junte com o molho que restou do cozimento, 2 colheres de creme de leite, a salsa desidratada e cozinhe por mais 5 minutos para rechear  Acrescente as claras em neve incorporando delicadamente, nem sempre uso toda a clara depende do tamanho do ovo.  Reserve o recheio.

Fazendo as empadas:

  1. Limpe as fominhas, separe uma gema e um pincel para pincelar.
  2. Divida a massa, não esqueça que terá que tampar as empadinhas.
  3. Forre as forminas com a massa uma a uma. Lembrando de trabalha um pouco a massa antes, apertando com as mãos. E de deixar sempre um pouco a mais de massa nas bordinhas para facilitar a hora de tampar.
  4. Na hora de tampar e só fazer uma bolinha com a massa e abrir bem na palma da mão, num tamanho suficiente para forrar a forma. Aperte as bordas e retire o excesso de massa.
  5. Pincele a gema com o pincel  e leve para assar em forno pré, aquecido por cerca de 35 minutos ou até que as empadinhas fiquem bem douradas.



Dica: Nada de colocar massa demais na empadinha e pouco recheio. Forre a forminha de forma bem delicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...