domingo, 11 de novembro de 2012

O filme “O Sorriso de Monalisa” e o Processo de Ensino-Aprendizagem

A leitura do filme nos faz adentrar nas questões sociais e relacionais que envolve o processo de ensino-aprendizagem, entendendo que esta não acontece só na busca do conhecimento, mais é processual e envolve contextualização e elementos que lhes são intrínsecos tais como: sentimentos, emoções, valores morais e éticos, e como tal o lugar social que cada um dos indivíduos estão inseridos com suas devidas especificidades. 


Parte para a educação apenas como instrumentos técnicos ou saberes pedagógicos pode se consistir em armadilhas para o docente. Na medida em que não compreenda que existe todo um sistema e infraestrutura que envolve a Educação, principalmente nas instituições de Nível Superior nas quais as questões politicas e correntes de ensino estão mais enraizadas. O professor precisa ter sabedoria para conduzir sua aula e aplicar suas metodologias sem que isso torne uma agressão ao corpo discente e a Instituição, precisa ter consciência que mesmo com suas crenças e valores nem todos vão serem alcançados pelo seu método de ensino. O processo de ensino-aprendizagem deve decorrer com base na descoberta/criatividade e onde o professor é mais orientador do que apenas um transmissor de saberes. 

Vygotsky acredita que a aprendizagem ocorre de acordo com o meio sociocultural em que estamos inseridos. Para ele a mediação é fundamental no desenvolvimento do individuo, variando de acordo ao seu desenvolvimento, ela possibilita a estes atividades psicológicas voluntárias intencionais e controladas. Esta relação se consolida numa ação que engloba o desenvolvimento do ser humano em sua interação processual com o meio natural e social, mediante a atividade norteadoras e significativas que acrescentem elementos eficazes a este desenvolvimento. Considerando que a relação ensino-aprendizagem não ocorre apenas no âmbito formal e escolar, mas se processa em todos os meios que o individuo se insere. 

Vygotsky ressalta que o sujeito é não apenas ativo, mas interativo, pois forma conhecimentos e constitui-se a partir de relações intra e interpessoais. Assim sendo constata-se que, as emoções são parte integrante da aprendizagem. Sem um envolvimento emocional, esta torna-se num terreno árido, perdendo a sua dimensão mais aliciante, estimuladora, apaixonante. Ou seja, a Educação deve atuar na mediação entre a teoria e a práxis possibilitando aos indivíduos uma aprendizagem de acordo com suas vivências, aprimorando constantemente as potencialidades dos indivíduos 

O educador deve sempre considerar a subjetividade de cada aluno, levando em conta que através disso é possível perceber seus sentimento, linguagem e vivências. Considerando então a particularidade de cada um e não apenas a sala de aula como um tudo, pois só a partir dai é possível compreender que cada individuo tem suas especificidades e motivações na buscas por uma aprendizagem significativa. Desafios este que envolvem não apenas métodos e pedagogias, mais disposição, vontade, amor ao exercício da docência, 



REFERENCIAL TEORICO 
BOCK, Ana; FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992. 
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo : Scipione, 1995. (Cap. 2. A mediação simbólica, pp. 25 – 39)

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