terça-feira, 13 de novembro de 2012

Torta de ameixa

Para a massa:

200 g de margarina
2 colher de sopa cheias de  gordura vegetal (não tinha coloquei maionese)
Cerca de 5  xícaras (chá) de farinha de trigo
3  gemas
1 colher se sopa de aguá gelada



Em uma tigela, misture a gordura vegetal, a farinha de trigo, a água  as gemas, a margarina e o sal. Trabalhe a massa até ficar homogênea e soltar das mãos. Deixe a massa descansa por 30 minutos na geladeira. Pré- aqueça o forno a 200°C. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível de 22 cm de diâmetro com a massa. E leve para assar, até que fique bem douradinha.


Para o recheio:


1 xícara de amido de milho

1 colher de sopa de margarina
2 latas de leite condensado
1 litro de leite integral

3 gemas


Dissolva o amido no leite de gado. Coloque numa panela  as gemas, a essência, amido mas o leite e a margarina. Acrescentar o leite condensado e misturar até dissolver. Lavar o interior da lata com um pouco do leite e acrescentar. Despejar o restante do leite. Levar ao fogo ate cozinhar bem. Começou a borbulhar, cozinhar por 5 minutos (antes de virar mingau) para o sabor do amido desaparecer.  Deixe esfriar e reserve.


Cobertura:

1 lata de ameixa em caldas
1 pacote de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de açúcar.
1/2 xícara de água.

Dissolva agelatina conforme as instruções da embalagem. Tire o caroço e pique-as, deixando 3 ou 3 para decorar. Leve A ameixa  a calda, o açúcar a água numa panela com fogo baixo ate começar a ferver e quase entrar em ponto de calda. Acrescente a gelatina, mecha e leve a geladeira para esfriar.


Montagem:


Com a massa saída do forno já fria, cubra-a com o recheio de leite moça, espalhando com uma colher  e depois cubra com a calda de ameixa. Decore a gosto, inclusive usando chantily ou maximelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...