sábado, 10 de novembro de 2012

“Reino de Deus” e “ Reino dos Céus"




Jesus afirma que veio anunciar o evangelho do Reino. Encontramos no Novo Testamento cerca de setenta referências ao Reino de Deus e ao Reino dos Céus. A maioria das parábolas aponta características do Reino. BOFF (1972, 69p.) deixa isso bem claro quando ressalta que: Reino de Deus ao contrário do que muitos cristãos pensam, não significa algo puramente espiritual ou fora deste mundo. É a totalidade desse mundo material, espiritual e humano agora introduzido na ordem de Deus.
O Reino de Deus é uma questão central nos ensinos de Jesus (Mt 6.33) ele engloba o bem supremo para o homem que de acordo com a vontade de Deus se envolve e procura fazer e obedecer a sua vontade. Em (Lc 4.33) Jesus enviou seus discípulos para pregarem o Reino de Deus (Lc 9.2). Jesus afirma que o Reino de Deus é uma realidade presente na vida daqueles que fazem à vontade de Deus, diferente dos outros reinos ele é uma verdade espiritual para aqueles que o reconhecem e o obedecem (Lc. 17.20-21). Sendo que em (Lc 17. 21) ele afirma que este Reino esta entre nós. E para adentrar nele temos que ter arrependimento, fé e obediência.
Em (Mt 7.21) Jesus deixa claro que nem todos que aparentemente o servem adentrarão no Reino dos Céus, apenas aqueles que fazerem a sua vontade. Descritas muito bem nas bem-aventuranças aonde Jesus apregoa que dos pobres é o Reino dos Céus (Mt 5.3). BOFF, (1972, 72p) deixa bem claro que pregar e anunciar o Reino de Deus, como fizeram os apocalípticos e também Jesus, é testemunhar um sentido ultimo à realidade do mundo e sua radical perfectibildade a ser atualizada por Deus e só por Ele. O Messianismo e as categorias de expressão da apocalíptica eram, neste sentido, meios adequados para Jesus comunicar a sua mensagem libertadora e revelar quem ele era. “Ele participou dos desejos fundamentais do coração humano, de libertação e de uma nova criação.”
E em suas explicações e parábolas Jesus esclarece que o Reino de Deus pode ser realidade na vida daqueles que fazem à vontade de Deus, mas o Reino dos Céus chegará àqueles a quem participar de forma genuína desta vontade e é algo que está por vir, uma promessa que se realizará na vida dos que o seguem em espírito e em verdade e que estão preparados para serem escolhidos conforme percebemos em Mateus 13:11 “Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado...” e em muitas outras referências que poderíamos mencionar.


BOFF, Leonardo. Jesus Cristo libertador: ensaio de cristologia critica para o nosso tempo. Petrópolis : Vozes, 1972. 3. ed.285p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...