domingo, 12 de janeiro de 2014

Feijoada à moda da Liu



Esta receita não é a minha receita completa de feijoada. Sabe aqueles dias que você sente vontade de comer algo e não sossegar até não fazer? pois bem, estava em um destes dias e resolvi improvisar com o que tinha. O resultado foi este!

Ingredientes:

500g de feijão preto
2 linguiças calabresas (cortadas em rodelas de 3 cm)
3 gomos de paio (cortadas em rodelas de 3 cm)
500g de carne sertão (Cortados em cubos grandes)
500g de carne de boi
2 colheres de (sopa) de azeite extra virgem
200g de bacon  (Cortados em cubos grandes)
1 cebola grande (bem picada)
2 tomates ( bem picados )
1 pimentão ( bem picado)
3 dentes de alho (amassados)
2 colheres de (sopa) de extrato de tomate
Pimenta-do-reino
Coentro (picado)
Salsa
Hortelã miúdo
Cebolinha
2 sachés de tempero pronto para feijão/ de bacon e louro/ ou de picanha (opcional e a gosto)

Modo de preparo:

Deixe o feijão de molho por, pelo menos, 1 hora. Ferva a carne de sertão  duas vezes, para dessalgá-la. Em uma panela, frite as carnes ( o bacon, o paio, e a linguiça calabresa,  a carne de boi e a carne de sertão) rapidamente, uma por vez, apenas para selá-las,  separadamente e reserve, para que a cebola doure com o óleo liberado por eles.  Depois de dourar e reservar as carnes, doure a cebola e o alho, acrescente o tomate, o pimentão e o extrato de tomate e refogue um pouco.  Coloque as carnes que foram reservadas e água suficiente para cobri-las, e deixe ferver. Inclua o feijão lavado e a pimenta pitada de pimenta-do-reino. Encha a panela com água até cobrir o conteúdo,deixe ferver até que o feijão esteja macio. (Se quiser  acelerar o processo faça na panela de pressão e neste momento, tampe e deixe por 25 minutos, eu prefiro fazer sem a pressão,pois, para mim  acentua mais o sabor). 
Quando o feijão estiver cozido,  acrescente à panela salsa, cebolinha, hortelã, coentro e o tempero de feijão em pó. Caso precise, o que quase nunca acontece, corrija o sal acrescentando a quantidade que achar necessária. Sirva acompanhado de arroz branco, couve refogada, molho vinagrete e farofa na manteiga.






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...