sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Filé à parmegiana







1kg de filé mignon ou contra filé 
150g de farinha de rosca (para empanar)
3 ovos (para empanar)
óleo suficiente para fritar
4 tomates médios e maduros s/ pele
2 cebolas médias 
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de salsa
2 colheres de sopa de oregano 
2 folhas de louro
1 sachê ou tablete de tempero pronto de carne
-2 caixas de polpa de tomate
-sal
-pimenta do reino
-250g de queijo muzzarela
-orégano para decorar
-100g de queijo parmesão ralado




Carne: Tempere os filés com sal, pimenta do reino e o alho já amassado e reserve. Bata os ovos ligeiramente. Passe os filés nos ovos batidos e em seguida na farinha de rosca Frite, escorra num papel absorvente e reserve em um refratário.
DICA: Para saber se a temperatura do óleo esta boa coloque um palito de fósforo e espere ate que ele acenda.


Molho: Em uma panela com óleo já aquecida acrescente a cebola, os tomates já picados, um dente de alho amassado. Refogue e acrescente a polpa de tomate já pronto. Junte  a salsa, oregano e  folha de louro, tempero pronto e acerte  o sal e  pimenta do reino à gosto. 
DICA: para deixar o molho mais encorpado acrescente uma cenoura média ralada


Montagem do prato: Coloque o filé pronto em uma travessa, cubra-o com queijo.  Termine de cozinhar o molho e o despeje ainda fervendo em cima da carne com queijo, derretendo-o. O molho fervente derreterá o queijo e dará a casquinha do filé. Acrescente o parmesão ralado e orégano à gosto. Sirva-o na travessa com o molho de tomate abundantemente ao seu redor e por cima. arroz branco e purê (ou batata frita) e uma salada de tomate maduros (temperada com sal azeite e orégano) são os indicados, pois permitem saborear o molho com mais propriedade.


Ai vai uma curiosidade sobre a origem do Filé a Parmegiana.
Parmigiana di Melanzane por Alfonso Iaccarino
Parmegiana ou  Parmigiana   -  O sujeito, em algum restaurante próximo a cidade de Parma na Emilia-Romagna, pede ao garçom: - Per favore!!! Un filetto alla Parmegiana. O garçom sem entender muito bem o pedido pede para o cliente descrever o prato.- Carne, Filé!!! Formaggio “derretito” e sugo.Inconformado com o desconhecimento do garçom começa a questionar como poderiam não conhecer no país de origem um prato tão difundido no Brasil. A resposta está mais ao sul de Parma. Bemmmm ao sul, mais precisamente na Sicília. Parmiciana di Milinciani é um antigo prato siciliano que leva berinjela, molho de tomate, pecorino(*), manjericão, azeite, sal e pimenta. Em dialeto “Parmiciana” é o nome dado a maneira como a madeira é colocada no interior de uma persiana. No prato isso é representado pela berinjela que deve ser cortada em fatias no sentido do comprimento e deixadas para repousar por algum tempo com um pouco de sal. Depois de lavadas, elas são passadas pela frigideira com azeite de oliva bem quente. Aí é só colocar um pouco de molho de tomate no fundo de uma assadeira, dispor as fatias de berinjela e intercalar com queijo pecorino ralado, folhas de manjericão. Finalize com o molho de tomate e o pecorino e coloque no forno médio por uns 20 minutos. Essa é a receita tradicional. No resto da Itália foi traduzida para Parmigiana di Melanzane, o que causa toda essa confusão com a cidade de Parma ou com o queijo Parmigiano-Reggiano.No Brasil e nos Estados Unidos a berinjela foi substituída por carne de boi ou frango mas o nome continuou. Veal ou Chicken Parmegiana são receitas tradicionais nos restaurantes de Little Italy em NY (o bexiga ianque), assim como para nós se tornou familiar o “Filé à Parmegiana”. Ciao a Tutti!!! (*) Pecorino é o nome dado aos queijos feitos exclusivamente com leite de ovelha. O mais conhecido no Brasil é o Pecorino Romano, mas existem outras tradicionais regiões produtoras como a Sardegna e a Toscana. Fonte: Bertolazzi, estudou no Piemonte, região norte da Itália, e trabalhou com os mais renomados chefes da culinária italiana no próprio país e em Nova York. Carlos adora preparar brasato com polenta, comida típica piemontesa, e não resiste a uma boa pizza com muuuuuuuito azeite. Em São Paulo, comanda o C.U.C.I.N.A.Gastronomia e a cozinha doZena Caffè, nos Jardins.





Um comentário:

  1. nuss isso ai deve tar bom d+
    ainda + feito por vc
    q pena q eu nao provei ainda
    BY: Fred

    ResponderExcluir


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...