sábado, 15 de outubro de 2011

Bolo de Rolo


Antes de mais nada eu preciso dizer que testar uma receita diferente é sempre um estimulo para mim. Superar os desafios do desconhecido encontrar a harmonia entre os ingredientes e o sabor, a receita e o modo de preparo. Principalmente quando é uma receita tradicional em que se deve seguir a risca a busca pelos segredinhos para chegar ao mais próximo do original. 
Esta é uma receita que eu sempre desejei fazer, primeiro porque sou apaixonada e segundo pelo desafio de um prato tão simples e ao mesmo tempo delicado.
Para quem não sabe o bolo de rolo é uma receita super tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do nordeste. Não deve ser confundido com o Rocambole feito com massa de pão de ló. Sua massa é mais amanteigada e não leva fermento. E sua característica principal são as camadas bem finas de massa e com o recheio de goiabada. Algumas pessoas utilizam brigadeiro, doce de leite e geleias, mas ai ja não é a receita original. Ele pode ser servido no café, como sobremesa, acompanhado com sorvete. Hummm Delicia!

Para conseguir fazer é necessário seguir algumas pequenas dicas!






Ingredientes:

250 grs de açúcar ( 1 xícara e 1/3 cheias)
250 grs de manteiga
250 grs de farinha de trigo (2 xícaras cheias)
5 ovos

400 grs de goiabada p/ o recheio
1/2 xícara de água
açúcar cristal q.b. p/ a cobertura



Modo de Preparo:



Derreta a goiabada coma água em fogo baixo mexendo aos poucos e reserve.
Separe as gemas das claras.
Na batedeira, bata as claras ate o ponto de neve e reserve.
Bata  o açúcar com a manteiga. Acrescentando as gemas uma a uma e bata até formar um creme esbranquiçado.
Desligue a batedeira e manualmente. Incorpore as claras delicadamente a receita. E por ultimo misture a farinha de trigo peneirada.
Corte 5 pedaços de papel manteiga do tamanho do fundo da forma numero 02  e divida a massa em 5 partes iguais sobre papel manteiga , usando a parte mais brilhante do papel. Com o auxilio de uma espatula espalhe bem a massa para que fique bem nivelada.
Leve para assar uma a uma em forno pré-aquecido, verificando a cozedura (ao tocar nela, não deve agarrar). não espere dourar ou deixe assar demais, pois pode virar um biscoito. O Segredo é tirar assim que n agarrar mais ao tocar.
Retire a massa da forma e recheie com a goiabada derretida e espalhe bem sobre toda a superfície com uma colher. Enrole a massa com cuidado soltando do papel com auxilio de uma faca. Repita a operação as vezes necessárias (entre 4 a 6) até terminar a massa, tendo o cuidado de enrolar cada camada de massa enquanto ainda estiver quente, a fim de não partir.

No final, cubra o bolo de rolo com açúcar cristal.

Quando servir, deverá cortar fatias muito finas, cerca de ½ centímetro cada.

E a dica da minha amiga Val é de deixar pra comer no outro dia. Pois fica melhor de um dia pro outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...