terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Caldo de aipim com carne seca

Servi esta receita como uma das entradas no meu aniversário do ano passado. Criei ela de cabeça sem usar uma receita especifica. Esqueci até de publicar no aqui no Blog. Mas minha amiga Simone Martins, que esta grávida de Emanoel. Disse que estava com desejo de tomar desse caldo novamente e que se eu não fizesse seu bebê iria nascer com cara de caldo de aipim. Como eu não posso carregar esta culpa e ela me lembrou desta receita vou compartilhá-la em homenagem ao desejo de minha querida amiga. Espero que gostem.


Ingredientes:

1 kg de aipim
200 g de charque magro desfiado
1 cebola branca grande picada
3 dentes de alho picado
1/2 xícara de coentro picado
1/2 xícara de cebolinha picado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa cheia de manteiga
50 g de parmesão ralado
Pimenta do reino á gosto
Cerca de 2 litros de água quente


Modo de Preparo:


Corte o aipim em pedaços pequenos que possam ser levado ao liquidificador ou multiprocessador. Passe no liquidificador aos poucos no liquidificador com um pouco de água para facilitar o processamento e reserve. Reserve uns pedacinhos de aipim bem cortadinhos reservados para acrescentar ao caldo.

Para desfiar o charque você deve fazer o processo de dessalgar (tirar o excesso de sal). Uma forma simples e rápida de fazer isso é aferventar a carne cortada em pedaços por 3 vezes numa panela com água filtrada, trocando a água a cada aferventação e tirando a panela do fogo assim que a água começar a criar bolhinhas. Espere esfriar, desfie e reserve.

Esta dica fale também para o bacalhau!

Numa panela grande, coloque o azeite e a manteiga para aquecer e leve a cebola e o alho para refogar até que clarifique (mude de cor). Acrescente a carne e frite bem, acrescente os pedaços de aipim e o aipim reservado. Mecha e aguarde ferver, acrescentando água sempre que necessário ou até que atinja um ponto ao seu gosto. Mais grosso ou mais ralo. Acrescente o queijo parmesão. Verifique o sal. Deixe por mais alguns minutos sempre mexendo, acrescente o coentro e a cebolinha a pimenta do reino á gosto. Desligue o fogo e sirva ainda quente.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...