sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lombo na cerveja especial


Testando os temperos e sabores me  inspirei juntei ingredientes e criei este prato que fica super agradável ao paladar. Surpreendentemente delicioso.


Ingredientes para marinar: 


2 kg de lombo
Suco de 2 laranjas
350 ml de cerveja (usei sem álcool)
200ml de vinho tinto
5 dentes de alho amassados
3 folhas de louro
Pimenta do reino, cominho e sal a gosto

Faça furos na superfície da carne com o auxilio de uma faca de ponta, para que facilite a absorção do tempero. Misture bem o alho, a folha de louro, o sal, a pimenta do reino e o cominho e espalhe pelo lombo. Coloque numa travessa despeje a cerveja e o suco de laranja e deixe marinar ao menos por 2 horas. O ideal é deixar de um dia para o outro.

Para assar:
½ xícara de calda de  ameixa
2 cebolas médias
5 cravos da índia
350 ml de cerveja


Modo de preparo

Espete os cravos na cebola e coloque junto com o lombo, a calda de ameixa e a cerveja numa panela de pressão deixando levantar fervura. Tampar e deixar cozinhar por 25 minutos na panela de pressão.  Transfira o lombo para uma assadeira despejando caldo, na quantidade de cerca de 1 cm. Leve para assar em forno médio por 30 minutos ou até que asse por completo, deixe corar bastante.

Se tiver com tempo disponível você pode fazer diretamente no forno cobrindo  a assadeira com papel alumínio e levar para assar em fogo alto até levantar fervura.  Abaixar o fogo e deixar assar em temperatura baixa por aproximadamente 4 horas ou até assar por completo. Assim que estiver assado, retirar o papel alumínio do lombo e deixar dar uma corada. Retirar o lombo do forno e reservar.

Raspe o caldo que sobrou na assadeira e reserve.

Para montar o melhor é dispor o lombo numa travessa grande e fatiá-lo. Adicionar o molho por cima do lombo para umedecê-lo e servir com uma farofa, legumes ou batatas salteadas na manteiga. Eu cozinhei as batatas no molho e depois numa frigideira aqueci uma colher de manteiga e salteei as batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...