sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fondue de chocolate

O friozinho gostoso da noite pede fondue de chocolate e é uma ótima pedida pra se reunir com os amigos, coma família e porque não com o amor. Acompanhando se um bom vinho então..Perfeito!


CHOCOLATE AO LEITE


250g de chocolate ao leite
125g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite
1/2 cálice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque.

Modo de Preparar:
Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor, ou conhaque. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura até que esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma não entre em ebulição, caso isso ocorra a receita desandará. No caso de utilização da panela de vidro, você poderá fundir a mistura no micro-ondas, usando potência média por 2 minutos. É importante observar que os pedaços de chocolate deverão estar bem picados e distribuídos no recipiente. A mistura também pode ser feita em banho-maria.


Variações:
Fondue de Chocolate Branco:
Substitua os chocolates por 400g de chocolate branco ralado.

Fondue Marmorizado:
Faça 1/2 receita do fondue de chocolate + 1/2 do fondue de chocolate branco, despeje no fogareiro e mexa de vez em quando.

Acompanhamentos:
Pêssego em calda em gomos
Abacaxi em cubos
Pêra ou maçã (servidas ao natural, passadas em água, sal e suco de limão)
Uva itália
Morango, banana, kiwi ou mexerica
Cerejas ao maraschino
Bolos
Biscoitos.
Waffer picado, etc.



Ao servir:
Frutas da estação acompanham muito bem as fondues de chocolate. Corte-as em cubos e leve-as o mais secas possível para mesa. Você pode oferecer também caqui, kiwi, maçã, doces açucarados (banana ou marshmallow, por exemplo), bolachas waffle partidas em pequenas partes, bolos doces (inglês, laranja) amanhecidos - corte-os em cubos na noite anterior e reserve até o dia seguinte - e tudo mais que você ache que combina com esse tipo de fondue. O abacaxi pode ser servido, mas com muita cautela, pois é muito ‘aguado’ e pode estragar a fondue. No caso das uvas há também a necessidade de um cuidado ao comer, deve-se espetar a uva e, com o auxílio de um guardanapo, secar o líquido que, por acaso, tenha escorrido.

Outra excelente dica é amassar alguns waffles em um recipiente e, ao servir, passar a fruta no chocolate e depois encostar nessa ‘farofa’ de waffles, que vira um bombom delicioso! Outras farofas muito saborosas são de coco e coco queimado, compradas prontas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...