terça-feira, 28 de agosto de 2012

Carpaccio à moda da Liu




De acordo com Wikipédia o Carpaccio foi inventado no Harry's Bar servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo exclusivo de carne crua. O Carpaccio consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com molho de mostarda.
O prato foi nomeado Carpaccio por Giuseppe Cipriani, o fundador e dono do bar, em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio, pois as cores do prato o recordavam das pinturas de Carpaccio. Existe também outra história de origem do prato que seria no Savini Restaurant, na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão. Uma senhora rica, que era frequentadora assídua do restaurante, havia sido aconselhada a se alimentar apenas de carne crua. Naquele tempo, não era socialmente aceitável que uma mulher daquele status pedisse "carne crua" no restaurante mais elegante da cidade. Então, o garçom sugeriu que ela usasse um nome diferente para isto. Aparentemente, uma pintura de Vittore Carpaccio estava pendurava na parede do Savini naquele momento, e o garçom sugeriu então que Carpaccio fosse um "código" para o prato, permitindo que ela pedisse aquele prato sem constrangimentos. 
Atualmente as finas fatias de carne crua são servidas de modo alternativo, como peixe cru, vegetais e frios. Como nem todo mundo esta habituado ao paladar de carne crua e iria receber amigos vegetarianos, reinventei o prato e servi de duas formas com queijo prato e pepino cortado em fatias bem finas, e com salame e peito de peru defumado. 


Alguns mercados já vendem o carpaccio pronto deve facilitar bastante. Numa próxima vez vou tentar fazer a receita original. Para acompanhar mini-pães franceses. Só para dá um toque diferente, mas você pode servir com torradas que também é uma delícia. 




Olha como ficou a mesa!
















Modo de preparo: 

100 g de queijo prato
100 g de queijo mussarela
100 g de peito de peru
2 pepinos descascados e fatiados

Coloque as fatias de frios ou vegetais em uma travessa ou tabua de frios.


Para o molho você vai precisar de:

2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Suco de 2 limões, peneirado
1 pitada de mostarda amarela
2 colheres de sopa de mostarda

Misture todos os ingredientes, até emulsionar, e reserve.



Para decorar:

50 g de alcaparras lavadas, inteiras e amassadas no garfo
100 g de queijo parmesão ralado em lâminas

Salsinha e pimenta à gosto
azeite extra virgem a gosto

Distribua o molho nos frios e decore com as alcaparras, o q
ueijo e um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...