quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Filme "Descartes" de Rossellin

DESCARTES (Cartesius). Diretor: Roberto Rossellini. Itália: Luci, 180 min, 1974, 1 e 2 DVD.





O Filme de Rossellini, e uma autobiografia de Descartes que enfatiza as principais suas teorias, principalmente sobre sua Obra o “Discurso do Método”, e tem como objetivo central expor sua tese busca pela verdade nas ciências a partir da razão. Em oposição a filosofia especulativa e a ciência tradicional herdada dos antigos. Nele se relata a vida de um filosofo e matemático que viajando pelo mundo busca encontrar respostas a cerca da razão humana e da busca pela verdade, filósofo de grande importância para o inicio do pensamento moderno. Rossellini Além de destacar pontos importantes da sua teoria faz um recorte autobiográfico da vida de Descartes. 

Rossellini expõe que a busca pela verdade até então era baseada em deduções e argumentações dentro de sistemas filosóficos estruturados em perfeitos silogismos. O sistema de Aristóteles era o modelo tanto para a verificação da verdade quanto para qualquer refutação na medida em que se partia de seus argumentos para realizar qualquer tipo de investigação. Os filósofos, cientistas, teólogos e estudiosos continuavam repetindo as teorias aristotélicas. 

No filme Descartes demonstra a existência desses sistemas filosóficos perfeitos com argumentos em si mesmos que conduz a uma verdade a partir dos silogismos de cada sistema. E o que lhe gera incomodo pois não se confronta os fenômenos por si só e nem se buscar comprovação das hipóteses nos fenômenos naturais. Logo, fica claro que para o Descartes de Rossellini a filosofia caminha de forma diferente que a ciência, pois esta baseada em fundamentos pouco firmes que recaem na crença e por sua vez no ceticismo. E Descartes vislumbra uma ciência capaz de se desvencilhar da opinião e dos rumores. Ciência que possa ser verificada por si mesma, sem recorrer às opiniões falsas da realidade, sem depender dos livros. Ciência examinada com a razão 

Descartes recusa-se a explicar os fenômenos físicos atribuindo-lhes qualidades que pertencem ao espírito. “todas as coisas presentes no universo pertencem ao lugar que lhe convém”. E na razão humana que ele busca a verdade e atribui a esta a condição de verificar a existência do erro. Sem o controle da razão as sensações são todas enganadas. Para descobrir a certeza deve-se desprender da visão e das sensações apreendidas do mundo. Considera a matemática como a única disciplina da qual se provem a certeza. Para ele, a matemática mostra de modo rigorosamente certo e exato todas as igualdades possíveis permitindo que se fuja das aparências. 

Assim ele procura o fundamento só saber a partir do qual é possível produzir uma ordem entre todos os pensamentos que pode caber no espírito humano, do mesmo modo que existe uma ordem natural entre todos os números. Em Pitágoras encontra a resposta para qual o caminho seguirá para sua vida: sim ou não. E um novo fundamento para conhecer a verdade com absoluta certeza. Convicções agora para o Descartes de Rossellini construídas sobre bases sólidas. 

Esse Descartes propõe um método capaz de vencer a dúvida e produzir a certeza semelhante as artes mecânicas que contém em si mesmas os princípios segundo os cais se deve construir os instrumentos que lhe são necessários. E assim ele cria as 21 regras para guiar a inteligência, indagando a mente do homem e guiando-a para juízos seguros e verdadeiros sobre tudo aquilo que a ele se apresenta e investida, não só a uma ciência particular. Se ocupando dos objetos que se possa ocupar a razão. Difere a intuição de deduções e sensações, lhe atribuindo um conceito mais claro e distinto, próprio da razão. Enquanto a dedução e fruto da experiência. 

Em Rossellini vemos um Descartes que defende a indagação da mente do homem como meio de conhecer as infinitas partes da verdade e do erro. Para isso, propõe um método que conduz aos caminhos da razão. Esse Descartes não buscava atingir a Teologia ou a Filosofia e entre outras, mas propunha as ciências e também a Filosofia deveria ser examinada pela razão. E em sua jornada almejava encontrar procedimentos adequados que possam aproxima à mente e razão humana a mente de Deus. Afirmando que a clareza da matemática e de suas regras vem de Deus. E essa nova ciência só seria construída livrando-se dos ídolos da falsa filosofia. 

Assim, com o uso correto da inteligência, busca a absoluta certeza do verdadeiro rosto do universo. Entendendo que a Teologia lida com outro campo de conhecimento. Assim, Ele busca uma nova maneira de filosofar na qual não seja admitida nenhuma razão que não possua absoluta evidência matemática. Fundamentadas por terrenos sólidos e não por terrenos arenosos facilmente refutados por sistemas filosóficos distintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...